Laudos CETESB , Teste de Estanqueidade e TankTest

Os laudos da CETESB emitidos pela TankTest – Testes de Estanqueidade são documentos utilizados para comprovar a estanqueidade de um sistema de armazenamento de fluidos, principalmente de combustíveis, pois a estanqueidade garante que não existe danos ao meio ambiente por meio do estabelecimento e por isso da exigência da CETESB.

logotipotanktest

O teste de estanqueidade é um setor de serviços que atualmente vem chamando a atenção devido a sua peculiaridade, no passo que, as empresas, estão sendo sujeitas à certificação, de acordo com a portaria 259 do INMETRO, para funcionarem e adotarem procedimentos adequados, neste serviço de diagnóstocos primários de possíveis intervenções ambientais.

Atualmente o INMETRO é o responsável pela avaliação da adequabilidade de uma empresa prestadora do serviço, sendo colocados em análise os padrões dos serviços, o conhecimento dos métodos técnicos, as tecnologias implementadas, e entre outros fatores, já definidos na NBR 13784, a qual vem sendo cada vez mais discutida para que os diagnósticos sejam cada vez mais pertinentes.

Atualmente vemos uma mobilização de empresas do setor, para auxiliar no processo de certificação, de interessados em ingressar nas atividades, o que é em suma feito através de uma relação franqueado-franqueador.

Temos o exemplo da TankTest a qual auxilia na implementação de franquias, atuando com seus profissionais altamente capacitados e conhecedores de todo processo de certificação perante ao INMETRO, o que vem rendendo muitos resultados positivos para o franqueado, pois o custo acaba se reduzindo dado que todo know-how, ferramentas e metodologias de trabalho, que são fornecidos, mediante treinamentos, ensino em campo, e certificação.

O teste de estanqueidade é importante para a avaliação ambiental. Vejamos um exemplo do Estado de São Paulo para tanqes subterrâneos:

A Cetesb avalia uma documentação no momento da renovação da Licença de Operação (L.O) (Quinquenal) e dentre as documentações necessárias para aprovação da licença, os testes de estanqueidade anuais são obrigatórios. Uma vez que o estabelecimento que possui os tanques não apresenta os laudos de comprovação de estanqueidade periódicos, está sujeita a avaliação ambiental, denominado passivo ambiental, o que pode, em caso de encontro de contaminação de solo, demandar o que chamamos de remediação de solo.

Todos estes processos posteriores ao teste de estanqueidade quando necessários, são demorados pois toda a avaliação passa por uma outra análise para verificar se houve descontaminação.

Assim, uma ação preventiva à toda buracracia e também custos elevados nestes processos é a realização dos testes de estanqueidade anualmente.

Verifique a informação do site da CESTESB:

Clique Aqui – Página Cetesb

Obs.: Caso os 5 testes anuais obrigatórios de estanqueidade não tenham realizados, deverá ser apresentado o estudo de passivo (investigação confirmatória), conforme Procedimento para Identificação de Passivos Ambientais em Estabelecimentos com Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC).

Alguns links podem te interessar:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s